sexta-feira, 22 de abril de 2016

principais mecanismos biológicos determinantes do processo de evolução dos organismos

1- Quais são os principais mecanismos biológicos determinantes do processo de evolução dos organismos? Explique como o meio ambiente é capaz de determinar a história de vida dos seres vivos.
A evolução ocorre por meio de mudanças nos genes, mutação, por meio da seleção natural, permutação ou crossing over, recombinação gamética, deriva genética  e migração. Existem vários fatores que contribui para a evolução dos organismos, o ser tem que se adaptar ao ambiente ou ocorrer interações bioquímicas, além dos fatores bióticos e abióticos para que uma espécie posso originar uma outra
A medida que o tempo vai passando os seres vão se reproduzindo e novas características vão surgindo. Os seres vivos dependem do ambiente em que se encontram para manter a perpetuação de sua espécie necessitam de água, luz, calor e alimento na medida certa. Se num determinado momento o meio não for propício a sua sobrevivência a população vai diminuindo até a total extinção, porém se lhes favorecer totalmente a sua população cresce até se estabelecer com indivíduos fortes e saudáveis. O meio ambiente evolui beneficiando ou prejudicando os seres nele existente. O clima, os seres vivos e as atividades dos seres humanos modificam o ambiente de forma a sofrer alterações que são influenciadas por essas modificações.

2- No contexto de um ambiente invariável, qual seria o sentido da variação intra ou interespecífica? Por outro lado, no contexto de um ambiente variável e dinâmico ao longo do tempo, como o verificado no universo e no planeta Terra, qual o sentido e a importância da variação intra ou interespecífica para a sobrevivência e perpetuação dos genes (informação)? Explique.
Num ambiente invariável os seres de mesma espécie competiriam por alimento e espaço, sendo que não ocorreria muita modificação em sua espécie, pois como o meio influencia em sua evolução os seres apenas iriam tornar mais forte suas características e teriam que está em constante luta para se manterem em equilíbrio, mantendo-se sempre invariável, pois o seu aumento acarretaria na diminuição de alimento e espaço o que levaria a competição entre espécies diminuindo a população. Num ambiente invariável a variação dessas espécies o levariam ao desequilíbrio com o meio, pois se esses seres se tornarem intolerantes a determinada temperatura, não suportariam viver nesse ambiente e acabariam morrendo, mas se essa caracteristica o beneficiar ele se tornará mais forte e resistente.
Já num ambiente variável essas espécies estariam se beneficiando dependendo da modificação ocorrida, se forem resistentes essas caracteristicas iram ser repassada a seus descendentes. Uma variação intra ou interespecífica leva a competição favorecendo o de caracter mais forte. Essa variação só será positiva se for a favor  do meio, do contrário se for um caracter que entre em desacordo com o ambiente ele se tornará negativo para aquele individuo ou espécie. Se ocorrer uma variação no clima o seres que melhor se adaptarem iram sobreviver e perpetuar sua espécie, enquanto os outros seres serão eliminados.

3- O processo e o aperfeiçoamento dos organismos vivos são o sentido da evolução biológica? Discuta.
Sim, pois a medida que os seres se adaptam a um determinado local e passam a desfrutar desse caracter tornando resistente, ele perpetua sua espécie e passa suas caracteristicas. A medida que os seres evoluem novos caracteres são adquiridos e maior resistência ao meio vai ocorrendo, o que leva a uma mudança nos seres e maior adaptação. Essas mudanças podem ser tanto benéficas como prejudicial ao meio, no caso de uma bactéria seu aperfeiçoamento e o processo de evolução é prejudicial ao ser, pois novas medidas tem de ser tomadas para se combater, o que leva a uma resistência cada vez maior e um risco aos que são expostos a esses seres.

4- Qual é o papel do ambiente para a evolução dos seres vivos? No contexto genético, os seres vivos evoluem para melhor atender ou adaptar-se ao meio ambiente? Discuta.
O ambiente sofre constante modificações tanto no clima como na temperatura e na água, isso leva os seres a sofrerem modificações para melhor se adaptar e sobreviver, o seres mais fracos acabam sendo eliminados ficando apenas os de caraterícticas mais fortes. Essa evolução dos seres vivos é necessária para que eles se adaptem ao meio e não seja extinto. Pois, em um ambiente onde sofrem alterações de temperaturas bruscas os seres mais fracos irão ser logo eliminados e os que se adaptaram irão passar essa caracteristica para as gerações futuras, perpetuando sua espécie.

5- É necessário um designer inteligente para garantir a complexidade verificada nos seres vivos? Use os elementos propostos por Richard Dawkesis no Documentário  para sustentar a sua discussão.
Os seres vivos são complexos por natureza, pois dependem disso para se adaptarem e perpetuarem, seus caracteres são adquiridos de acordo com o meio e a necessidade de sobrevivência dos seres vivos. É necessário milhões de anos para que uma característica seja perfeita, segundo o documentário as forças aleatórias da física explicam a vida existente.

6- Para você, a cultura religiosa, a falta de informação ou ambas, representa importante barreira para a não aceitação social plena da Teoria da Evolução Biológica?
Sim, pois a medida que temos conhecimentos e entendemos o modo como tudo acontece, podemos aceitar e opinar no que realmente acreditamos. As culturas religiosas mantêm tradições e isso leva aos seus seguidores a acreditarem no que eles acham importante pregar. Manipulando e fazendo o pensamento dessa população, eles conseguem manter um certo numero de seguidores e dar continuidade ao que eles acreditam. Com isso, associado a falta de informação, fica mais fácil manterem alienados essa população, que não aceitam outra teoria, apenas a que lhe foi ensinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário