sexta-feira, 22 de abril de 2016

Aplicações biotecnológicas

1 - Aplicações biotecnológicas podem ser encontradas em laboratórios e indústrias, ou disponibilizadas comercialmente para diversos fins; produtos biotecnológicos podem ser encontrados em nosso cotidiano. Olhe ao redor e discuta os benefícios e os malefícios que você percebe em ter produtos biotecnológicos no seu dia a dia. Procure por um medicamento que você use, um exame laboratorial recente, você está cercado de produtos que só existem graças à biotecnologia.
A biotecnologia pode ter um impacto positivo sobre a fome no mundo, como melhoramento de produtos agrícolas na resistência a pragas, tem impacto positivo na saúde humana, como o melhoramento de alguns produtos que ajudam no controle de certas doenças. E sobre o meio ambiente, diminuindo o uso de herbicidas e pesticidas, que antes podia contaminar também a água e reduzindo a emissão de carbono.
A biotecnologia contribui com o uso de medicamentos para doenças específicas ou grupos de doentes específicos. E permite o desenvolvimento e a produção de novas substâncias. Podemos perceber que a biotecnologia tem impactos positivos tanto no combate à fome como na produção de medicamentos, trazendo mais renda ao agricultor esperança aos doentes.
Já se a biotecnologia for usada de forma errônea pode trazer riscos à natureza e a saúde humana, podendo criar agentes patogênicos que podem matar, a resistência que os organismos modificados tem também podem prejudicar o meio ambiente se manipulados de forma errada.
Um medicamento que uso diariamente é o anticoncepcional, que depois de estudado e testado traz benefícios como a regulação dos hormônios e evita a gravidez. Reduz as cólicas menstruais e diminui o fluxo sanguíneo, evitando uma possível anemia.

Porém se usado de forma errada pode ter algumas controvérsias como o atraso da menstruação e o excesso de hormônios no organismo da mulher, por isso é importante consultar o médico antes de usar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário