sexta-feira, 22 de abril de 2016

pirataria

Pirataria
A pirataria esta em todos os locais, desde uma simples musica baixada de um computador a um filme que voce costuma assistir.
No Brasil a pirataria esta em todos os locais. Produtos que requer direitos autorais sao violados e vendidos por pessoas que se beneficiam sem pagar impostos. O youtube é um grande exemplo de pirataria, pois, ao baixar vídeos e músicas está violando os direitos do autor.
O grande problema da pirataria são as leis, mesmo sendo proibido, as pessoas ignoram e continuam pirateando produtos, que se fossem consumidos só os originais teriamos que pagar muito caro para poder adquirir tal produto. Porém, somo todos consumistas e o desejo de adquirir determinado produto nos leva a pirataria. Em 2001 foi criada a licença CC, no qual foi crucial no entendimento dos direitos autorais. Para que deixemos de ser piratas as leis tem que surtir efeito, ao em vez de ficar só no papel.
Assim a lei iria punir apenas aqueles que usassem das cópias para comercializar e não os que a usam apenas para se satisfazer e está atualizados de uma maneira mais rápida e fácil.
Algumas empresas tentam resolver esse problema com algumas alternativas como dowloads pagos, mais baratos e fáceis, redes exclusivas para jogadores como uma forma de dá privilegios a quem não adere a pirataria.
Alguns famosos usam da pirataria para divulgar seus trabalhos, isso vem ajudando e contribuindo para o sucesso.
Analisando a questão da pirataria do ponto de vista da cultura, Matt sugere que a saída para as empresas não perderem para a pirataria é que elas assumam a concorrencia e, em vez de tentar processar os piratas, mostrem para seu público que pode oferecer algo melhor. Durante a entrevista Link disse que o principal valor da pirataria é que as pessoas podem copiar, legitimar algo novo e criar novos modelos de negócio. A pirataria vai com certeza se tornar legal. É assim que essas coisas funcionam, o underground sugere algo novo, o Mainstream vem legitimar.
Hoje o simples fato de ou digitalizar um CD para uso próprio é crime. Para resolver as questões de dowloads ilegais é preciso que as empresas encontre meios que cobram pelos serviços prestados. E colocar as leis em prática.

Nos EUA, há duas flexibilidades legais que o Brasil ainda não conseguiu - e não sabe se vai - colocar em prática. Uma é o chamado “fair use” (uso justo), que libera usuários do pagamento de direitos autorais desde que a música, o filme ou outra obra tenha fina educacionais, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário