sábado, 11 de julho de 2009

orquidopexia

Nomes alternativos:

orquidopexia inguinal, orquidopexia inguinal, orquidopexia, correção de testículo não-descido
Definição:

Cirurgia para a correção de testículos não-descidos (criptorquidia). Em um desenvolvimento fetal normal, os testículos se desenvolvem no abdome e descem até o escroto durante os últimos meses que precedem o nascimento. Em uma pequena porcentagem (0,04%) de neonatos, um ou ambos os testículos não descem até o escroto.
Descrição:

Com a criança em sono profundo e livre de dores (sob anestesia geral), faz-se uma incisão na virilha, onde se encontra a maioria dos testículos não-descidos. O cordão espermático é então localizado e separado dos tecidos adjacentes a fim de se ampliar sua extensão ao máximo. Faz-se uma pequena incisão no escroto, e se cria uma bolsa. O testículo é localizado e, de forma cuidadosa, puxado para baixo e para dentro do escroto. Faz-se a sutura do testículo colocado no escroto (orquidopexia), e suturam-se as incisões.
Indicações:

A orquidopexia é indicada para as crianças acima de 1 ano de idade, cujos testículos não tenham descido até o escroto (criptorquidia). É mais comum em bebês prematuros. Com mais freqüência, só um lado é afetado. Não é incomum que testículos não-descidos acabem descendo até o escroto por volta de um ano de idade; raramente, contudo, há a descida de testículos após um ano de idade. Os testículos não-descidos que permanecerem no abdome por muitos anos podem causar infertilidade ou tumores malignos mais tarde.

Um comentário:

  1. Meu filho nasceu sem um dos testiculos, com um ano fez uma cirurgia , o medico me disse q o teszticulos estava no lugar , passsaram se 3 anos e o testiculo sumiu , refez tal cirurgia com 4 anos e nao acharam nada. Conversando com o medico ele me disse q um testiculo se desfez.
    sera q isso e possivel?

    ResponderExcluir